Tratamentos minimamente invasivos realizados pela neurocirurgia
A neurocirurgia é uma especialidade médica que se concentra na cirurgia do sistema nervoso central, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. Ela trata uma ampla gama de doenças, que vão desde lesões traumáticas a condições neurológicas debilitantes. Na maioria dos casos, pode ser realizada por meio de tratamentos minimamente invasivos, que oferecem mais qualidade e bem-estar aos pacientes.
Algumas dessas condições ligadas à neurocirurgia incluem tumores cerebrais, doenças da coluna vertebral, doenças vasculares cerebrais, dores neuropáticas, entre outras.
Todas essas patologias são consideradas, de fato, complexas, mas podem serem tratadas, muitas vezes, por meio de cirurgias minimamente invasivas.
Afinal, elas causam o mínimo dano à porta de entrada, à pele e à cavidade da coluna.
Atualmente, existem vários tratamentos neurocirúrgicos disponíveis neste sentido. Eles variam de acordo com a doença específica e a condição de cada paciente, o que é analisado por neurocirurgião experiente, com uso de exames e recursos tecnológicos inovadores.
Conheça mais sobre a neurocirurgia minimamente invasiva
A cirurgia minimamente invasiva pode ser feita por meio da técnica de endoscopia, um procedimento em que os instrumentos cirúrgicos são guiados pela microcâmera. Desse modo, a neurocirurgia endoscópica garante maior precisão, assertividade e agilidade.
Além disso, este tipo de neurocirurgia oferece menor risco e mais bem-estar no quadro de saúde do paciente. Isso porquê, geralmente, o paciente não precisa ser submetido a uma internação na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Dessa forma, a recuperação é mais rápida e ainda traz benefícios estéticos pelo fato de não envolver cortes.
As técnicas minimamente invasivas são usadas pelos neurocirurgiões para tratar essas condições de forma segura, eficiente e que oferecem menor risco, além de maior bem-estar aos pacientes.
Apesar das condições favoráveis neste tipo de tratamento, a decisão sobre o melhor tratamento, depende da avaliação da doença e do paciente pelo neurocirurgião responsável, considerando a exposição dos riscos e benefícios de cada abordagem.
Áreas tratáveis pela neurocirurgia
Basicamente, as áreas de tratamentos podem ser divididas em: tratamentos neurocirúrgicos da coluna vertebral; tratamentos neurocirúrgicos para tumores cerebrais e neuro-oncologia, neurocirurgia cerebrovascular e neurocirurgia pediátrica.
Há, também, os tratamentos neurocirúrgicos para neurocirurgia vascular, os tratamentos neurocirúrgicos para dor e neurocirurgia funcional. Todos eles englobam várias doenças e diferentes sintomas.
Ao contrário do que muitos podem pensar, a neurocirurgia pode tratar a dor aguda e crônica, assim como a neuralgia do trigêmeo, dor neuropática, além de dores decorrentes de doenças ou procedimentos na coluna vertebral, entre outras.
Entenda como funcionam os principais tratamentos da neurocirurgia:
- Tratamentos da coluna vertebral
A neurocirurgia pode ser usada para tratar doenças da coluna vertebral, como hérnia de disco, estenose vertebral e espondilolistese.
Há, hoje, diversas técnicas modernas e inovadoras utilizadas para a cirurgia da coluna vertebral. A cirurgia minimamente invasiva é a indicada pelos profissionais da Tracto Neuro sempre que possível. Isso devido ao menor dano tecidual e, consequentemente, melhor cicatrização e menor dor pós operatória, possibilitando reabilitação e alta hospitalar mais rápidas.
Para o caso da hérnia de disco, por exemplo, que costuma causar dor lombar e formigamento nas pernas, a neurocirurgia pode ser realizada efetivamente, com o propósito de remover o disco herniado e aliviar a pressão sobre a raiz nervosa.
As técnicas neurocirúrgicas minimamente invasivas, como é o caso das cirurgias endoscópicas e a laser, são usadas para tratar essas condições com mais segurança e eficiência.
- Tratamentos neurocirúrgicos para tumores cerebrais e neuro-oncologia
Os tumores cerebrais são um grupo de doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal e as meninges e que podem ter comportamento maligno ou benigno. O bom resultado do tratamento depende de análise de exames e diagnóstico preciso, realizado por uma equipe especializada e multidisciplinar, com experiência nestas patologias.
Os tumores são causados quando há um crescimento anormal de células dentro do crânio. Eles podem ser benignos, sendo menos agressivos, ou ter um comportamento maligno, crescendo mais rápido e causando aumento da pressão intracraniana. Podem ser tratados, portanto, de formas diferentes, dependendo do prognóstico.
Os tratamentos cirúrgicos para estes casos tratam enfermidades, como: glioblastoma, gliomas de baixo grau, metástases cerebrais e meningiomas.
Entre os tratamentos mais eficientes, a neurocirurgia pode ser usada para tratar tumores cerebrais, tanto benignos quanto malignos. É uma opção efetiva para este tipo de tratamento, pois é uma cirurgia que pode ser realizada para remover o tumor completamente ou para aliviar os sintomas relacionados a ele.
Os neurocirurgiões utilizam, portanto, técnicas neuro-oncologia avançadas, com uso de equipamentos com alta tecnologias, para remover o tumor de forma segura.
- Tratamentos neurocirúrgicos para neurocirurgia cerebrovascular
A neurocirurgia cerebrovascular trata as doenças relacionadas aos vasos sanguíneos do cérebro, como aneurismas, malformações arteriovenosas e acidente vascular cerebral. Enquanto a neurocirurgia vascular trata doenças relacionadas aos vasos sanguíneos do cérebro e da coluna vertebral, como a oclusão arterial e a dissecção de artérias.
O aneurisma cerebral se forma por meio de uma dilatação na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro, correndo o risco de romper e provocar o AVC hemorrágico. Seu tratamento depende, portanto, do tipo e estágio da doença, tamanho, localização e se foi rompido ou não. As condições clínicas do paciente também influenciam na escolha do melhor procedimento.
Os aneurismas cerebrais e as doenças vasculares são consideradas patologias potencialmente graves, porém, há grande possibilidade de cura se elas forem diagnosticadas e tratadas precocemente e de maneira adequada. O tratamento, tanto para o aneurisma cerebral quanto para as doenças vasculares, pode ser realizado através de cirurgia microscópica delicada, de preferência aquela minimamente invasiva, ou tratamento endovascular. As técnicas minimamente invasivas são usadas, também nestes casos, para tratar as condições e doenças de forma segura e eficiente.
As enfermidades nesta área abrangem: aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas, fístulas durais e malformações cavernosas.
- Tratamentos neurocirúrgicos para dor e neurocirurgia funcional
O tratamento cirúrgico da dor é uma importante arma para a melhora da qualidade de vida e bem-estar dos pacientes que sofrem diariamente com dores agudas e crônicas que, por vezes, não têm seu problema de saúde devidamente avaliado e valorizado.
Por meio de procedimentos minimamente invasivos realizados pela neurocirurgia é possível promover o alívio de dores musculares, articulares (quadril, ombro, joelho, coluna) e mesmo das dores crônicas decorrentes de acidentes ou cirurgias prévias.
Existem diversos pontos dolorosos na musculatura craniana, muitas vezes formados por microtraumatismos ou os chamados “nós”, causados por tensão severa do músculo. A neurocirurgia funcional trata esses problemas, por meio de cirurgias de neuromodulação cerebral em distúrbios do movimento e procedimentos que envolvem dor na coluna, dor neurológica cerebral e outros.
A neurocirurgia pode realizar tratamento cirúrgico e clínico da dor aguda e crônica, neuralgia do trigêmeo, dor neuropática e dor decorrente de doenças ou procedimentos na coluna vertebral.
Assim como nas demais subespecialidades, a neurocirurgia funcional pode ser usada para tratar a dor aguda e crônica, incluindo neuralgia do trigêmeo, dor neuropática e dor decorrente de doenças ou procedimentos na coluna vertebral. Esses tratamentos são realizados com técnicas minimamente invasivas para aliviar a dor de forma eficiente e eficaz.
- Tratamentos neurocirúrgicos para neurologia pediátrica
As doenças tratadas pela neurologia pediátrica, que é uma subespecialidade neurocirúrgica voltada para o tratamento de crianças e bebês. Elas são caracterizadas, principalmente, por tumores cerebrais, malformações congênitas e hidrocefalia.
Ela trata as doenças neurológicas congênitas e adquiridas na infância, como a cranioestenose, mais conhecida como “doença da moleira fechada”, e a hidrocefalia, que é o acúmulo do líquido cefalorraquidiano, seja por obstrução, produção aumentada ou diminuição da absorção. O tratamento de ambas deve ser feito por meio de cirurgia, o quanto antes.
A hidrocefalia se caracteriza pelo aumento da pressão intracraniana e compressão dos tecidos saudáveis e as opções terapêuticas são a endoscopia ventricular ou a colocação de válvula para drenagem do líquido cefalorraquidiano.
Diferente dos adultos, nas crianças é mais comum haver a prevalência das malformações cranianas, como as encefaloceles, as craniossinostoses, as malformações espinhais e as hidrocefalias.
As cirurgias neurológicas são delicadas e precisam ser realizadas por cirurgiões altamente especializados nessa área. Também requer a atuação de anestesista com experiência em Neurocirurgia Pediátrica, que requer especificidades para este público.
O tratamento neurocirúrgico especializado deve levar em consideração as particularidades de cada quadro. Para isso, os pais e familiares são ouvidos, acolhidos e orientados durante todo o tratamento realizado pelo Corpo Clínico da Tracto Neuro.
As enfermidades mais comuns a serem tratadas são: tumores cerebrais pediátricos, malformações congênitas do crânio e coluna vertebral e hidrocefalia.
- Tratamentos neurocirúrgicos para tumores da hipófise e da base do crânio
Atualmente, existem modernas técnicas de tratamento de tumores da hipófise e da base de crânio. Isso acontece especialmente com o advento dos sistemas endoscópicos para tratamento cirúrgico, sendo considerado o melhor para a maioria dos tumores hipofisários ou da região da base do crânio.
A propósito, esses tipos de tratamento neurocirúrgico têm se mostrado eficientes para remoção dos tumores da hipófise. Entretanto, por terem características clínicas muito diferentes, é necessário uma análise e tratamento personalizado.
Inclusive, ele pode ser realizado por via transnasal. Isso significa que não há a necessidade de pontos ou cicatrizes e depende da atuação de uma equipe multidisciplinar.
Essa equipe é composta, geralmente, por neurocirurgião, otorrinolaringologista e endocrinologista. Todos devem ser altamente especializados e com experiência no tratamento destas patologias.
Os tratamentos citados podem ser realizados para as seguintes enfermidades: endoscopia da base do crânio, tumores de hipófise, craniofaringioma e cistos selares e supra selares.
A Tracto Neuro é uma clínica especializada em tratamentos neurocirúrgicos, que abrange diversas áreas do sistema neurológico. Seus neurocirurgiões são especialistas em técnicas minimamente invasivas, garantindo resultados eficientes e seguros para seus pacientes. A seguir, serão abordados os principais tratamentos neurocirúrgicos oferecidos pela clínica.
Conheça alguns subtratamentos em que a neurocirurgia gera bons resultados:
- Para tratar Esclerose Múltipla:
No caso de um tratamento de esclerose múltipla, que se trata de uma condição autoimune que afeta o sistema nervoso central de muitas pessoas, com sintomas bastante sofríveis, a neurocirurgia pode ser realizada para remover cicatrizes na medula espinhal que estão causando os tais sintomas.
- Tratamento de Aneurisma Cerebral:
Um aneurisma cerebral acontece quando há uma dilatação anormal de uma artéria cerebral. A neurocirurgia pode, então, ser realizada para reparar o aneurisma antes que ele cause danos graves ou ruptura.
- No caso da Doença de Parkinson:
A neurocirurgia pode ser realizada para tratar os sintomas da doença de Parkinson, incluindo tremores, rigidez muscular e dificuldade em se mover, que comprometem muito a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.
A especialidade médica pode oferecer soluções efetivas para muitas doenças.
É recomendado que os pacientes conversem com seus médicos, sejam eles clínicos gerais ou especialistas, mesmo da área da neurologia. O objetivo é entender se a neurocirurgia é uma opção apropriada para o tratamento de sua condição.
Em geral, a neurocirurgia é realizada com sucesso por neurocirurgiões altamente treinados e qualificados. Com uso das técnicas e equipamentos apropriados, eles podem oferecer alívio significativo para os sintomas e qualidade de vida de muitos pacientes.
Conheça mais sobre os nossos tratamentos: https://www.tractoneuro.com.br